Coccyzus

Coccyzus americanus - papa-lagarta-de-asa-vermelha

Coccyzus erythropthalmus - papa-lagarta-de-bico-preto

Não registro dessa espécie no site

Coccyzus euleri - papa-lagarta-de-euler

O papa-lagarta-de-euler mede 23 cm de comprimento. Difere de outros congêneres residentes pelo branco das partes inferiores, mas difere de papa-lagarta-de-asa-vermelha(Coccyzus americanus) apenas pela ausência de tons ferrugíneos nas primárias.

Espécie de vasta distribuição, embora incomum. Vive em bordas de florestas úmidas, cerrados, áreas semi-abertas, capões e capoeiras.

Presente em grande parte do Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e grandes áreas do Amazonas, Rondônia, Acre e Mato Grosso do Sul. Na América do Sul está presente nas Guianas, Venezuela e Colômbia.

Coccyzus melacoryphus - papa-lagarta-acanelado

O papa-lagarta-acanelado apresenta cor alaranjada no ventre, cores escuras acinzentadas no dorso e sua cauda alterna o preto e o branco. Ave rabilonga. A plumagem juvenil tem a cor amarelada no ventre. Mede 28,3 cm.
Sua vocalização é assim constituída como ventríloqua: “ga-ga-ga-go-go”; tendo uma seqüência decrescente de oito “goa”, bufando (canto); rosnar monossilábico, vocaliza também à noite.

Comum no estrato médio de florestas altas, várzeas, capoeiras e florestas de galeria. Vive normalmente solitário, escondido em seu hábitat, aparentemente migrando durante o inverno em algumas regiões (como no Rio de Janeiro).
Ocasionalmente pousa em locais mais expostos, como cercas, fios e emaranhados de vegetação em bordas de florestas.

Presente em todo o Brasil e também do norte da América do Sul à Bolívia, Paraguai e Argentina.

Coccyzus minor - papa-lagarta-do-mangue

Referências